quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desenvolvimento do Brasil

Desenvolvimento do Brasil
Brasil é um hoje um país em desenvolvimento, potência econômica em algumas áreas e com vastos recursos para, em breve, colocar-se como nova força mundial. Visto por muitos economistas como o país do futuro, o Brasil tem se destacado no grupo dos Brics, os países emergentes, e tem alcançado prestígio internacional, com uma política econômica séria, geração de renda e desenvolvimento social.

Mas nem sempre o Brasil esteve tão bem. O desenvolvimento do país contou com epsódios preocupantes, com altos níveis de inflação e pobreza.

O país conseguiu pagar sua dívida externa, de empréstimos feitos junto ao FMI, e estabelecer uma moeda forte e competitiva, o Real.

Nos últimos anos, principalmente no final do governo de Fernando Henrique Cardoso, e nos anos de governo de Luis Inácio Lula da Silva, a população brasileira teve seu poder de compra aumentado, graças a política que procurou beneficiar os mais pobres, com programas assistencialistas como o Bolsa Família.

O Brasil também se tornou um grande exportador de produtos agrícolas e agropecuários, além de ter alcançado sua autosuficiência em petróleo, com as descobertas do Pré-sal feitas pela Petrobras.

A indústria aeronáutica também se desenvolveu e hoje o Brasil tem uma das maiores empresas de aviação do mundo, a Embraer. Além disso, várias empresas se estabeleceram no país, apostando na grande perspectiva ecoômica para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário